Por: Lucas Portilho de Faria Cunha

Produtores e deejays exclusivos do respeitado selo de drum and bass britânico, V Recordings, a dupla DJ Chap e Level 2 lançaram dois super singles: “Trunk”, com a participação do britânico MC Coppa, e “No Escape”, com a parceria do brasileiro Nitri. “Fico feliz de ver essa evolução e de fazer parte deste release. Fruto de um bom trabalho que está sendo feito”, comenta Nitri.



Reconhecido internacionalmente, o projeto Alibi já se apresentou nos festivais mais importantes tanto para o cenário do drum and bass, quanto para a música eletrônica, tais como: Sun and Bass (Sardinia, Itália) e Tomorrowland (Bélgica).

Depois de um 2016 repleto de conquistas, sendo uma delas mixar o CD Planet V Drum and Bass (V Recordings), 2017 está servindo como uma prova do esforço incansável da dupla em manter a chama do drum and bass acesa. Nitri acrescenta: “os caras estão pegando fogo no momento! Muitas idéias boas, faixas bem produzidas e isso vem dado uma grande reputação para eles (coisa que eles já tinham antes de criar o projeto Alibi)”.

Sobre o processo de produção da faixa “No Escape”, Nitri detalha: “O processo de criação foi bem rápido! Eu na verdade já recebi a idéia bem avançada e complementei a faixa com alguns elementos. Depois de alguns pequenos ajustes, a faixa estava pronta…”. Questionado sobre o título da faixa, Nitri explica: “Agora o nome, realmente não lembro o porquê de ‘No Escape’... (risos). Apenas adianto que não tem nenhum tipo de referência com a faixa do TC... (mais risos)”.

Para a “Trunk” o britânico Coppa destaca que foi um prazer trabalhar com o Fábio e Pedro: “foi um processo muito suave e inspirador para mim. Eu senti a energia fresca que eles trazem para o drum and bass (em ambos os casos: produção e DJ sets). Os dois são um dos meus favoritos no jogo hoje em dia. E, ‘yeah!’ eles vão explodir este ano”, conta o MC.

Coppa explica que para a faixa “Trunk”, o rapper desenvolveu as suas rimas imaginando o que se sente quando o seu corpo está dentro de um porta-malas: “esta é a melhor forma de explicar as rimas”, afirma Coppa. Mas admite: “não que eu já estive dentro do porta-malas do meu carro antes, mas vocês entenderam o que eu disse: [o solavanco ao passar nos] quebra-molas e tudo isso”. Já sobre a letra da música, o britânico expõe que a rima foi composta basicamente por algumas palavras ao vento “sobre como a rima é um pesado e bombástico alto-falante bumper”, compara.

No mais, MC Coppa lembra que foi convidado para trabalhar com o projeto Alibi através do Bryan Gee: “foi ele que me ligou me perguntando se eu gostaria de trabalhar em um single. Ouvindo alguns de seus sons, e com algum endosso, eu estava definitivamente ‘dentro’. Ouvindo a música, eu me senti apaixonado pelo trabalho e o resto é história”, expõe. Dentre as músicas favoritas, Coppa conta que no seu top 5 consta: a música “Hornet” em primeiro lugar, “Skyline” em segundo, Aftermath em terceiro , “Trunk” em quarto e “Last Call” em último lugar do top.

Para podermos ficar mais por dentro do desenvolvimento dos novos singles, como será este ano, sobre a presença dos MCs no d’n’b e sobre outros assuntos, o Drumnbass.com.br conversou com a dupla DJ Chap e Level 2. Sem mais delonga, com vocês, Alibi:



Drumnbass.com.br: Olá Level 2 e DJ Chap, muito obrigado pela atenção! Para começar o nosso bate papo eu gostaria que falassem um pouco sobre os planos para 2017.

Alibi: Olá Lucas, tudo ótimo! Aguardamos ansiosamente por muita coisa bacana para 2017. Começamos o ano com a parceria do produtor musical russo, Command Strange. Inclusive, a música “Skyline” atingiu o primeiro lugar no top 10 de drum & bass na Beatport (54˙ no top 100 geral). Recentemente, lançamos dois singles: “Trunk” e “No Escape” com a participação do britânico MC Coppa e do nosso amigo DJ e produtor Nitri (aqui de São Paulo) respectivamente.



Drumnbass.com.br: Recentemente vocês lançaram um single pela V Recordings: a Trunk, com a colaboração do britânico MC Coppa e a "No Escape" com o brasileiro Nitri. O que motivou vocês a colaborar com estes artistas?

Alibi: Somos admiradores do trabalho dos dois. O Nitri, além de ser o nosso amigo, é talentosíssimo. O MC Coppa tem um timbre de voz espetacular. Quando finalizamos as duas músicas e mostramos para o Bryan (V Recordings), ele não teve dúvidas quanto lançar o single. Isso nos deixou muito felizes! É emocionante quando escutamos coisas boas vindas do Bryan e isso nos motiva cada vez mais.

Drumnbass.com.br: No cenário do drum and bass, é comum termos a presença de uma ou um MC tanto nas produções musicais, quanto nas apresentações ao vivo. Ao longo da trajetória do Alibi, quais foram os MCs mais memoráveis que já tiveram a oportunidade de trabalhar?

Alibi: Além de gravar com o Coppa, estamos trabalhando também com alguns outros MC’s e cantores, dentre eles: o DRS, MC Fats, T.R.A.C., Cleveland Watkis, Riya, Lorna King. Para nós, sem dúvida, é muito gratificante e emocionante, pois somos fãs de todos eles!

Além da produção, também pudemos tocar ao lado de alguns MCs, como: Stamina, MC Lowqui, Collette Warren e o lendário MC GQ (durante o festival Sun And Bass em Sardinia). Também pudemos nos apresentar junto ao Robert Manos em uma gig na República Checa, o IC3 em Londres, MC’s Daxta & Bombaman da Áustria, Marvellous da Alemanha dentre outros. Todos eles, muito talentosos e realmente seguram o reggae!



Drumnbass.com.br: Como é ter um contrato de exclusividade com uma gravadora internacional? Quais são as facilidades de se fazer parte de um selo? Existe algum ponto negativo? Se sim, poderia nos contar alguns?

Alibi: No nosso caso está sendo bom para nós, isso mostra o quanto o Bryan confia e acredita em nosso trabalho. E ter o nome vinculado a uma gravadora como a V Recordings é muito gratificante. O Bryan nos dá muita liberdade para trabalhar, e isso é importante para nós. Ele nos passa segurança e conversamos quase que diariamente. São pontos positivos que nos ajudam a crescer como artistas e desenvolver o nosso trabalho.

Drumnbass.com.br: O drum and bass brasileiro está decolando a cada ano que passa, tanto nas terras onde canta o sabiá, quanto no exterior. Na visão de vocês, qual é o passo que o país precisa dar este ano para o drum and bass made in Brazil "estoure o balão" em nível internacional?

Alibi: Precisamos de mais eventos, mais noites em clubs e mais “investimento em marketing”. Temos muitas músicas e artistas bons por aqui, mas ainda está difícil passar a informação adiante. Se o pessoal investir mais em vídeos e em um material bacana e profissional, certamente isso atrairá os grandes veículos da mídia.



Drumnbass.com.br: Para finalizarmos. 2016 foi um ano muito importante para vocês: tocaram em festivais importantíssimos para o cenário nacional e internacional, tiveram músicas tocadas nas rádios especializadas e por artistas renomados, além de outros feitos relevantes para o projeto. Gostaria que nos contasse sobre os sonhos de vocês para 2017. Um álbum? Festivais? Colaborações?

Alibi: Estamos muito ansiosos e com certeza ainda há muita coisa por vir. Estamos planejando uma nova Tour pela Europa e o nosso primeiro álbum que sairá pela V Recordings. Nós estamos trabalhando duro por algo que realmente amamos, a música, o Drum and Bass!

Agradecemos de coração a todos os nossos amigos e a todos que apoiam a nossa música! O Drum and bass não pode parar!

Para saber mais sobre Alibi, acessem:

Soundcloud Alibi

Facebook Alibi