Por Fabz & Psyco.


  Psyco em Londres


Primeiro dia em Londres:

Chegar dia 25 de dezembro em Londres e se deparar com uma cidade gelada, cinzenta e vazia, você pode se perguntar, por que vir nessa data a Londres?

Qualquer que seja a resposta, Londres é sempre uma boa opção para quem deseja sair de uma metrópole e encarar outra em qualquer data do ano.

Segundo dia em Londres:

Dia 26 de dezembro, quinta-feira, foi Boxing Day em Londres – dia seguinte ao dia de Natal onde existe inúmeras promoções, e empolgada com a primeira festa que aconteceria no fabric, não conseguimos encarar as promoções em Oxford Street (com mais de 300 lojas – dizem que esta avenida é a mais movimentada da Europa).

O fabric, renomado club de Londres – já foi eleito o numero 1 do "Top 100 Clubs in the World” da revista DJ Magazine em 2007 e 2008, recebeu a festa Boxing Day Party da Rinse FM – que já foi radio pirata e hoje possui milhares de ouvintes pelo mundo devido a sua programação musical.

No line up nomes conhecidos pelo público da bass music como, DJ Zinc, Skream, Ben Pearce, Youngsta, Amit, J:Kenzo, entre outros, divididos em 3 pistas – uma média de 6 djs por pista e poucos Mc’s.

As festas em Londres começam as 22h – sim as 22h já tem DJ TOP tocando e se estendem, dependendo da festa até as 7h, e este foi o caso da Boxing Day Party.

Por ser a nossa primeira vez no fabric, esta festa foi importante para conhecermos os tramites britânicos do club, além da generosa organização e a grande preocupação de segurança aos frequentadores da festa – quando você vai embora deve mostrar seu celular e colocar a senha, caso a senha esteja incorreta... bom já sabe!!!!

O público jovem – de 16 a 30 anos, de diversos estilos, lotou as 3 pistas e dançaram ate as 7h da manhã com muita Bass Music tocada por mais de 20 djs.

Nesta festa tivemos a oportunidade de conversar com o DJ Zinc – uma das atrações principais da primeira pista junto com o Tippa MC. Ele está super empolgado em retornar ao Brasil, e já mandou recado que quer ver a pista cheia e com bastante vibe !!!


  DJ Zinc & Fabz @fabric


Na segunda pista rolou bastante Grime, House e sempre estava lotada – P Money com seu live empolgou bastante. Já na terceira pista, um pouco menor, o Dubstep e o Dark D&B agitavam os que estavam presentes – destaque desta pista para Youngsta & SP:MC que empolgaram tudo e todos!!!

Terceiro dia em Londres:

Ainda com a vibe da primeira noite de Bass Music, sexta-feira é dia de D&B no fabric, e não apenas lá, diversos lugares em Londres e próximos a capital, aconteciam festas muito boas e foi difícil escolher – com certeza estes dois dias foram os mais difíceis em definir qual festa ir !!!!

Com fácil acesso pela Farringdon Station, o fabric trazia em sua última noite de D&B do ano – PLAYAZ XMAS SPECIAL 2013.

Uma noite diferente da anterior, público mais focado no D&B e não tão jovem, se aglomerava na fila da rua lateral para entrar no club, onde ficamos mais de meia hora para entrar.

Quando entramos, a primeira pista estava mega lotada, Drumsound & Bassline Smith trazia seus hits em batidas bem aceleradas que deixava o público maluco, já que o próximo DJ, seria o dono da noite – Dj Hype..Hype..Hype !!!

Ao mesmo tempo estava o DJ Mistajam na segunda pista – também bem cheia, com um set misturando musicas de 2013 e anos anteriores, na sequencia entraria o Roni Size com seu jeito Reprazent de ser !!!


  MC Justyce & Fabz @fabric
Na pista menor o clima era diferente – Ulterior Motive e Mc Justyce, com o som mais pesado e quebrado mantiveram a pista cheia até a entrada de Doc Scott – um dos caras mais respeitados do D&B e fundador do selo 31 Records. Quem já presenciou o cara aqui a alguns anos atrás pode imaginar que o set foi pesado, mas com muita qualidade!!!

Difícil mesmo foi ficar um pouco em cada ambiente, pois queríamos ver os 20 Dj’s, então sempre estávamos de olho na programação, fixada em diversas paredes do club.

Na última música tocada pelo Drumsound & Bassline Smith, MC IC3 já anunciava o "dono" da noite – DJ Hype, e como não poderia ser diferente, todos vibraram muito nos primeiros minutos. MC IC3, tão empolgado com o set, foi para a pista – a frente da cabine, para cantar junto com o publico.

Destaques da noite: Drumsound & Bassline Smith pela energia contagiante do público; Roni Size & MC Funsta por relembrar do Reprazent; Foreing Concept e Marcus Intalex & Mc Bassline pela qualidade nas mixagens e boas músicas.


  Marcus Intalex & Psyco @fabric
Durante os outros dias aconteceram outras festas em Manchester, Birmingham, Bristol, mas o Reino Unido é um lugar caro e muitas vezes é mais barato ir de lá a Paris do que a Manchester, por exemplo.

Quarto dia em Londres:

Outro dia difícil de escolher uma festa é no dia 31/12, pois praticamente todos os seus dj´s preferidos tocam em diversas festas, em Londres e em locais distantes. O transporte publico sempre esta lotado devido ao publico que vai assistir a queima de fogos na beira do Rio Tamisa, em frente a London Eye, e além disso possui horários específicos durante a noite.

Nesta noite aconteceram inúmeras festas NYE 2013 – todas bem cheias, com dj´s, Andy C, Hazard, Hype, Calibre, D Bridge, Storm, Doc Scott, Goldie, Groverider, entre outros, e inúmeros MCs, espalhados por Londres, regiões próximas e afastadas.

Quinto dia em Londres:

O New Years Day – o primeiro dia do ano é um dia de ressaca para muitos e por ser nossa última noite em Londres precisávamos de mais uma dose de D&B.
Fomos ao Rise:The Superclub, localizado na Leicester Square onde estão inúmeros cassinos, cinemas e teatros, onde aconteceu a New Years Day Payback dos Mc’s Skibadee e Harry Shotta.

Um club mais convencional com apenas uma pista, a festa atraiu um publico diferente do que encontramos em outras festas, devido a inúmeros MC’s, a galera vibrava a cada rima feita por cada um deles. Os DJ’s Grooverider e Ruffstuff empolgaram muito o público, juntamente com os MC’s Skibadee e IC3 que fizeram um show a parte. Apesar de uma festa bacana, ela acabou as 3h da manhã do nada – e no flyer estava até as 5h, percebi que todos que estavam presentes não entenderam nada !!!


  Fabz em Londres

Missão Londres cumprida, partimos a Amsterdam, Antuerpia e Bruxelas.

Todas as outras cidades recebem grandes festas de grandes selos, como: RAM e Hospitality, mas neste período de começo de ano até os Clubs locais não realizam muitas festas.

A paixão que as pessoas tem pela música está em todo lugar e isso é contagiante, com certeza uma grande experiência para cada pessoa que ir a Londres ou qualquer cidade onde a musica fala mais alto!!!

fabric Night Club - Site fabric

Rise: The Superclub - Site Rise Superclub

Rinse FM: Site Rinse FM