Por Drumnbass.com.br

Entrevista realizada por Andrew.

DJ Andy é um dos precursores do Drumnbass no Brasil. Foi residente durante anos da Overnight, lendária casa noturna da Zona Leste de São Paulo. Sua técnica de mixagem e repertório variado, sempre foram suas marcas registradas. Participou de todas as edições do festival Skol Beats.
Até hoje é considerado um dos melhores Djs do Brasil, esse status o levou a participar do festival Tomorrowland 2016, no espaço DJ Marky & Friends, dedicado exclusivamente ao drumnbass.

Clique AQUI e confira os horários de apresentação dos DJs de Drumnbass no Tomorrowland.

Antes de sua apresentação no festival, DJ Andy nos concedeu uma entrevista exclusiva, além de um set mixado com os hits de sua noite "DJ Andy All Night", realizada mensalmente no Mono Club.

Confira abaixo a entrevista de DJ Andy:

Drumnbass.com.br: Muito legal trocar essa idéia contigo. Você é um cara inovador, empreendedor e ainda assim, consegue arrumar tempo para tocar, cuidar da família. E pra administrar tudo isso? Quantas horas tem o seu dia, hein? (Risos)

DJ Andy: Boa! eu que agradeço o convite. Ah.. é meio louco isso, porque uma coisa foi levando a outra. Quando aparecia a oportunidade, eu abraçava. De fato, tem que ter um tempo de dedicação senão o negócio não flui, seja como empreendedor ou como DJ. Tudo isso deve ser bem administrado e ter bastante foco, senão uma coisa tira a prioridade da outra. Com o passar dos anos e a experiência, a gente amadurece. Não é fácil, mas quem persiste alcança.


Drumnbass.com.br: Antes você era um empregado (como Relações Públicas e depois DJ, na lendária Overnight) e hoje é um empregador. Em tempos de crise econômica, administrar um negócio não é nada fácil. Como é pra você, estar do outro lado do balcão?

DJ Andy: Quando é feito com amor, não parece trabalho e sim diversão. No MONO eu não tenho postura de dono de club, somente dando ordens. Pelo contrário, sou tão funcionário quanto os outros. Se precisar de mim na limpeza, no bar, no caixa... receber o público, como eu fazia na Overnight, eu farei isso. Eu era RP e recebia o pessoal na porta, fazia cadastro, etc. É a pro-atividade. Meu contato sempre foi muito direto com o cliente em todos os sentidos e isso não mudou até os dias de hoje. Como DJ então, nem se fala. É mais que necessário.

Drumnbass.com.br: Apesar desta instabilidade, o mercado de entretenimento cresceu muito no país. Como você enxerga este contraste "crise X expansão" no mercado de música eletrônica?

DJ Andy: Claro que com a crise tudo tende a oscilar um pouco. Porém quando falamos em entretenimento, eu acho que as pessoas não são tão radicais porque a noite também é uma forma de tirar o stress, sair um pouco da rotina que as pessoas tem durante a semana. Com relação à expansão, novas opções sempre aparecem e é nossa obrigação (como empreendedor) entender o que acontece no mercado. Evoluir, sempre.

Drumnbass.com.br: Uma das noites do MONO é a DJ Andy All Night. O próprio nome diz, é você tocando sozinho ou com apenas um convidado especial na sua pista. Você prefere fazer long sets (sessões de mais de 4 horas tocando)?

DJ Andy: Eu amo fazer isso e consigo tocar 6 horas facilmente, porque o tempo passa muito, mas muito rápido. Eu tinha uma noite chamada Flavour, onde recebia vários convidados que eram especiais não somente pra mim mas pro público que frequentava. Na maioria das vezes, eu tocava de uma a duas horas.
Da Flavour surgiu essa história, que é a DJ Andy All Night. Por muitos anos eu toquei sozinho, segurando uma noite inteira. De fato, o tesão é outro. É uma maneira que tenho de interagir, contar histórias e momentos, além da probabilidade de criar novos hits ser bem maior.
Ter liberdade de tocar todos os estilos dentro do drumnbass e agradar a todos. Sou fominha mesmo, fato! hehehe
Agora, em paralelo à minha “all night”, começo também uma nova história – que é a “BASS GO BOOM!”. Nela eu convido vários artistas incríveis para dividir a cabine comigo, numa noite dedicada à bass music e suas variações.

Drumnbass.com.br: Fazendo um comparativo com a sua geração de DJs, que seguravam uma noite inteira praticamente sozinhos e a nova geração, que se apresenta com sets mais curtos, de no máximo 2 horas. Quais são os pontos positivos e negativos pra ambos?

DJ Andy: Como disse na questão anterior, isso é a interação do artista com o público, musicalmente falando. Se você perguntar isso a qualquer outro DJ, a resposta não será muito diferente.
Quando o tempo é curto, existem DJs que se vêem na obrigação de fazer a pista bombar o tempo todo. Mas há o risco de tocar uma música errada e comprometer a sua apresentação inteira.
A vantagem de tocar por mais tempo é conseguir reverter uma situação como esta. Colocar não somente a pista nos eixos... Mas o bar em constante funcionamento, o horário que as pessoas permanecem dentro do club, a comunicação entre elas.
A música também tem este poder de mudança e tudo isso são consequências que podem determinar uma noite inteira. Não basta somente tocar e sim entender a estratégia da noite, desde as atrações no flyer até os resultados pós-festa.

Drumnbass.com.br: Falando em nova geração, Tomorrowland tá vindo aí e você é uma das atrações. A dinâmica de tocar em clubs é diferente de tocar em festivais. Qual é a sua expectativa pro Tomorrowland e como você enxerga essa diferença?

DJ Andy: Estou muito feliz em poder participar desse mega festival e o clima está demais! O convite veio do Marky e sou muito grato por isso. Mesmo com bagagem de outros festivais (Andy passou por todas as edições do Skol Beats, um dos festivais mais importantes para a história da música eletrônica do país), é mais um momento ótimo para a minha carreira.
Tocar em club é mais compacto, mais próximo. Eu tenho como fidelizar o público e me tornar mais íntimo dele. Na maioria das vezes o publico de clubs conhece o som que vai ouvir e o que eu posso oferecer.
No festival é diferente, a coisa muda. Preciso ser o mais aberto possível, agradando não somente o público já fiel mas cativar aquele que ainda não conhece o Drumnbass. Do festival pode surgir o interesse de conhecer melhor o estilo e, consequentemente, o público vai atrás dessa novidade que ele percebeu, que está lá no club, com mais frequência. Meu objetivo é esse, e tem tudo pra dar certo neste final de semana!

Drumnbass.com.br: Fale um pouco sobre o minimix exclusivo para o Drumnbass.com.br e deixe aquela mensagem para os seus seguidores! Obrigado pela força!

DJ Andy: Vamos esquentar pro Tomorrowland! Este set é uma referência das músicas que gosto de tocar e que o público ouve nos meus sets. Espero que gostem!
Agradeço a todo Staff do Site pelo suporte e convido a todos a ir na Noite DJ ANDY ALL NIGHT que acontece mensalmente no MONO.
Mantenha a nossa cultura sempre viva.
Big Up, Respect!

Confira o set de DJ Andy exclusivo para o Drumnbass.com.br:



1 - DJ HYPE & GANJA MAX - RINSE OUT
2 - RONI SIZE - WARNING (BENNY PAGE REMIX) (DUB)
3 - L-SIDE & BUYAKA SAN - RUB A DUB BACK AGAIN (DUB)
4 - THINK TONK - ? (DUB)
5 - DUB PHIZIX - DOBERMAN
6 - DILLINJA - GANGSTA (SERUM REMIX) (DUB)
7 - UPGRADE - WE RUN IT
8 - T>I & UPGRADE - LOBSTER PORT
9 - DJ LIMITED - BASS 12
10 - DC BREAKS - BAD FLOW
11 - TELEKINESIS - LISTEN
12 - BAD COMPANY - SPIDER (OPTIV & BTK REMIX) (DUB)
13 - L-SIDE Feat. ALIBI - LAY LOW
14 - TRINITY - 30HZ REMIX (DUB)
15 - AUDIO - ULTRON (MEFJUS REMIX)
16 - DJ ANDY & ACUÑA - PRESSURE (DUB)

Para saber mais sobre DJ Andy, acessem:

Facebook

Mixcloud

Instagram

Soundcloud

Youtube

Confira a festa DJ ANDY ALL NIGHT que acontece mensalmente no MONO Club, que fica na Rua Augusta, 480 - São Paulo, SP
Telefone para contato: (11) 2371-0067
Site do Club: www.monoclub.com.br