Por Drumnbass.com.br

Ricardo GH é mais um brasileiro que tem o Drumnbass como referência musical.

Desde sua adolescência, vivida na Zona Leste de São Paulo, o Drumnbass teve importância impar no gosto musical, até chegar nos dias atuais e em suas produções.

O ano de 2017 foi sem dúvida nenhuma, o mais importante na curta carreira de Ricardo como produtor musical, conhecido como Black Opps.

Foram inúmeras participações no conceituado podcast semanal do trio holandês NOISIA, considerado por muitos uma referência no cenário do Drumnbass ao redor do mundo.

Para iniciar nossas atividades em 2018, batemos um papo com Ricardo, onde ele nos conta o início de carreira até os dias de hoje.

Ao final da entrevista, vocês poderão conferir um set mixado por Black Opps, exclusivamente para o nosso site.

Confira nas linhas abaixo a entrevista de Black Opps.

Drumnbass.com.br: Nos conte um pouco sobre a sua trajetória como DJ, e posteriormente como produtor. Do extremo da Zona Leste, quando você produzia a festa Contra Attack até aparecer nos tracklistings do Noisia Radio.

Black Opps: Primeiramente é uma honra e um prazer poder falar aqui um pouco sobre meu projeto (Black Opps) e minha intenção musical...
Comecei a ouvir DrumnBass em 1999, pouco depois da transição com o Jungle (Ez Rollers, Kosheen...). Basicamente ouvia o que as rádios achavam que tinham que tocar...

Em 2000 fui na minha primeira festa com direcionamento ao DrumnBass, na antiga Broadway (hoje Eazy...eu acho...rsrs), por intermédio de um grande amigo (salve Montanha!!!rsrs) e me apaixonei pelo estilo.

Em 2003, comecei a pesquisar e fazer oficinas gratuitas para aprender o que era um toca disco, um mixer, e comprei meu primeiro disco de DNB (juntando as passagens de ônibus e vendendo no centro da cidade)...Por meses ia todos os dias na Rua dos Andradas, namorar os toca discos velhos que tinham la... Ainda no final de 2003 comecei a tocar em festas de amigos que gostavam do estilo (Clubbers e Streets como eram chamados).

Na época, a Zona Leste fervia de festas boas e era potencial para Djs emergentes...Em 2005 conheci o Dj Johnny e Dj Dilan, Dj Hiero, Dj Serj e Cleber Tissa, e com o intuito de mostrar nosso trabalho não somente dependendo de convites de outros projetos, surgiu a Contrattack.

Por 3 anos varremos a Zona Leste de festas e de Música Eletrônica, até que ao final de 2008 o projeto (e o estilo) foi se enfraquecendo, fazendo com que cada um seguisse um caminho.

Porém, sempre tive muito contato com o Johnny (hoje JAIL) e conversamos muito sobre minha vontade de produzir coisas que não eram comumente tocadas aqui no Brasil.

Naveguei por outros estilos entre 2009 e 2014 (Underground, Dub, Dubstep) ouvindo, e em alguns momentos tocando...mas DrumnBass é tanto amor quanto maldição...faltava algo ainda...foi ai que Iniciei o Black Opps Project.

Nesse período (entre 2014 e 2015) basicamente fazia musicas para ninguém. Eram tão ruins que ninguém fazia questão de ouvir (exceto o Johnny-Jail, que sempre me apoiou)... Até que, comecei a enviar minhas músicas a djs que conhecia...passava semanas e não recebia feedbacks.

Foi nessa peregrinação que conheci um grande amigo, o João Neto (Jam Thieves)... Ele foi um cara que me ajudou muito no começo. Mesmo sendo ícone no DNB mundial, ouvia minhas músicas com muita humildade e me dava feedbacks extremamente construtivos...

Aos poucos, labels começaram a abrir as portas (Plush, Nu Venture, GrindHou5e, Nurtured Beatz), mostrando que estava no caminho certo...Foi ai que no final de 2016 recebi suporte do aclamado trio NOISIA, em seu programa semanal... Daí pra frente os suportes e labels expressivos começaram a acreditar na minha proposta musical, (Addictive Behaviour / Citrus / Proximity...) e comecei a ouvir minhas músicas em radios como Rinse FM, BBC Radio1, Kiss FM... por Randall, Joe Ford, Random Movement, Stunna, Jam Thieves, entre outros...

Drumnbass.com.br: Suas músicas tem característica bem peculiar, com sonoridade que tem como ênfase as linhas mais abstratas do Drumnbass. Nos conte quais são suas influências na hora de produzir? Como é o seu processo de criação de uma música?

Black Opps: Tento sempre sair do trivial. Me identifico muito mais com as distorções e com os reeses se comparar com melodias...

Desde os primórdios de Contrattack, gostava de testar coisas diferentes que não costumavam tocar no Terremoto ou em outros dj tracklists (Noisia, Teebee quando ele nem sonhava em ser RAM, Breakage, Amit, etc..), em alguns momentos causando estranheza até entre meus amigos... costumavam dizer que aquilo era música de louco...rsrs...mas era o que gostava de ouvir e que queria mostrar...

Quando comecei efetivamente a produzir, via que por mais que tentasse ou buscasse algo com sonoridade mais "clean" não tinha a real satisfação pelo que havia concebido e quando fazia coisas mais "sujas" ouvia varias vezes ao dia indo trabalhar ou fazendo qualquer coisa...

Foi ai que descobri, que o correto não é atender a nichos, e sim mostrar o que realmente acredita e trazer seguidores a sua proposta.

Quanto aos processos de produção, em função de ter pouco tempo disponível sempre anoto coisas que seriam interessantes de samplear num caderninho que tenho sempre comigo (já me vi até em congestionamentos de transito anotando coisas...rsrs). Quando entro no estúdio, procuro trabalhar primeiro bateria, bassline e depois percussão, distorções e efeitos...

Minha influência basicamente se dá pelo Dark, Tech, Minimal, Dungeon, Neuro, Deep, Rollers... Gosto muito de Jump Up e Liquid também, mas não construo minhas músicas com base nestes estilos... note que minhas músicas não tem um caráter tão "groove" como estes estilos apresentam.

Drumnbass.com.br: Quais softwares você utiliza para produzir, nos conte um pouco como é o seu set up de produção?

Black Opps: Com relação a softwares, busco sempre estudar timbres e tentar alcançá-los independente da plataforma (seja sampler, seja síntese virtual ou analógica). Basicamente uso Reason (para pistas) e Logic (para síntese). Meu set up é basicamente um PC, controlador MIDI Korg, dois monitores KRK, um vírus placa da M Áudio e fone Technics.

Drumnbass.com.br: Para finalizar nos conte como foi o seu ano de 2017, quais foram as conquistas, e o que você pretende para 2018?

Black Opps: O ano de 2017 foi bastante corrido. Foram 3 EPs (Proximity, Addictive Behaviour e Nurtured Beatz), 2 singles (Citrus e Subplate) e 1 VA (Plush). Basicamente planejo mais em 2018, fazer mais e mais música, buscando subir cada vez mais degraus, na humildade e com bom lastro...tenho falado com alguns labels e planejado alguns remixes para o próximo ano. Vamos trabalhar...rsrs

Gostaria de finalizar agradecendo a todos que me ajudaram e que me ajudam na difícil caminhada do bass music brasileiro. Minha família e amigos, os labels mencionados acima e seus representantes, que me deram a chance de mostrar para o mundo meu trabalho.

Aos DJs (brasileiros ou não) que tocam minhas tracks pelas festas e podcasts mundo afora, as festas como Forbass e Tendence, DiB, Sunday Loko, Canal Dj, entre outras...e seus respectivos organizadores (vocês são verdadeiros guerreiros).

Ao Noisia por ter proporcionado uma das maiores satisfações que um produtor pode ter, ao drumnbass.com.br pelo espaço e em especial a minha esposa Ana Gaspar (que aguenta por horas eu trabalhando um mesmo loop), ao Johnny Lima (pela sua amizade e por ter incentivado por todos esses anos) e ao duo Jam Thieves (João e Guilherme) por me orientar e mostrar horizontes além das fronteiras nacionais (sem falar nas presepadas com Hype que foi muito loko!!!!rsrsrs).

Para saber mais sobre Black Opps, acessem:

Facebook: blackoppsdnb
Instagram: @gh.blackopps
Soundcloud: blackoppsdnb

Confira abaixo o set mixado exclusivamente para o Drumnbass.com.br por BLACK OPPS.



TRACKLISTING:

1 – BLACK OPPS – STAIRS TO HEAVEN (NURTURED BEATZ)
2 – EWOL – LAST CALL (KINETIK)
3 – RIZLLE - RIOT (DISPATCH)
4 – ID – ID
5 – CRUK - UNDOING (CRITICAL)
6 – ARKAIK – MY LOVE (FLEXOUT)
7 – BLACK OPPS – STALKER (PLUSH)
8 – BLACK OPPS & NC17 – JUGULAR (DUB)
9 – DATA 3 - FOSSIL (ADDICTIVE BEHAVIOUR)
10 – BLACK OPPS – BRAH-MOS (PROXIMITY)
11 – TERENCE AND PHILLIP – BROKEN (LIFESTYLE)
12 – REVAUX & MELINKI – TOTEM ( A R )
13 – NAMI ONGAKU – IMITATOR (LIFESTYLE)
14 – BLACK OPPS – JERICHO (PROXIMITY)
15 – BLACK OPPS – KILL THE OPPRESSOR (NURTURED BEATZ)
16 – BLACK OPPS - MICROKOSM (ADDICTIVE BEHAVIOUR)
17 – FRQNCS – DUSK (MODULAR CARNAGE)
18 – JAM THIEVES - BROOKLYN (PLAYAZ)
19 – CALIBRE – NO REPLY (SIGNATURE)
20 – BLACK OPPS – STINGER (SUBPLATE)
21 – DISPROVE – ORIGIN (METHLAB)
22 – BLACK OPPS - TOMAHAWK (PROXIMITY)
23 – REDPILL – FOLLOW THE REAPPER (BAD TASTE)
24 – MINDSCAPE – SHUT DOWN (FEAT. COPPA) (EATBRAIN)
25 – ID – ID