Matéria feita por Thiago Lemos aka Big T

O texto abaixo, foi feito por Thiago Lemos, que vive hoje em dia em Genebra na Suiça e carinhosamente conhecemos aqui no Brasil como Big T.
Colaborador do portal drumnbass.com.br, ele descreve abaixo sua experiência no maior encontro de apaixonados por Drum´n´Bass que acontece anualmente no sul da Itália. Confiram !


Essa será a 11a edição do Sun and Bass, um festival que acontece na ilha de Sardenha na Itália, mais precisamente na cidadezinha de San Teodoro, perto de Olbia. Você deve estar se perguntando, “ -por quê Itália? -por quê uma ilha? -por quê um vilarejo? -o quê tem de especial nesse lugar?”

Pois bem, a idéia surgiu de um casal que sempre passava as férias em San Teodoro pra visitar a família e uma certa vez, observando a beleza do lugar, eles resolveram convidar alguns amigos DJ´s e amantes dessa musica que eles gostavam tanto (Drum and Bass) pra voltar com eles no ano seguinte e fazer algumas festas na praia e nos bares do local. O ideal seria achar um período fora da grande estação mas ainda com uma temperatura boa para aproveitar a praia. Setembro foi escolhido como o mês ideal, já que é o final do verão no resto da Europa e seria atrativo pra uma boa parte do público que gosta de fugir do começo do frio.

Os anos se passaram, um amigo foi falando desse lugar pra outro amigo, um DJ foi falando pra outro DJ, muitos contatos foram feitos, a estrutura do festival foi ganhando forma, o vilarejo foi também se estruturando melhor…

Eu admito que só ouvi falar do Sun and Bass em 2009, na minha segunda visita à Europa. Um amigo me disse alguma coisa sobre um lugar incrível à beira da praia onde eles organizavam um festival exclusivamente de DrumnBass onde DJ´s como Utah Jazz eram convidados. Aquilo me pareceu tão intangível que eu nem me dei o trabalho de procurar informações sobre o festival. Anos depois, já em 2011, eu fui chamado pra tocar em uma festa em Lausanne na Suíça, e ao conversar com os promoters da festa eles me disseram que eles estavam todos indo pro Sun and Bass no mês seguinte. Foi aí que minha curiosidade aumentou e eu percebi que aquilo não era mais tão intangível. Na mesma semana, meu amigo Marcio Martinez me mandou um vídeo pelo Facebook. Era um teaser do festival em ótima resolução postado no Vimeo. Ao terminar de assistir o vídeo eu fui direto pro site de companhias aéreas procurar voos pra Olbia, mas já estava muito em cima da hora e os preços dos voos estavam absurdos. Eu decidi naquele momento que não poderia deixar aquilo acontecer denovo no ano seguinte. Em dezembro de 2011 eu comprei as passagens pro Sun and Bass 2012!

Eu ainda me lembro como se fosse ontem aqueles momentos ao chegar em San Teodoro pela primeira vez. Eu estava com dois amigos suíços e estavamos com um mapa na mão tentando achar a casa que havíamos alugado. Enquanto andavamos com as malas pelas ruas, dava pra escutar Drum and Bass tocando nos carros que passavam, pessoas acenavam a cabeça em sinal de positivo, mulheres sorriam, davam “tchauzinho”… estava claro que a gente não conhecia nenhum deles, mas dava pra diferenciar muito facilmente o público do festival e o resto dos turistas. Após fazer o check-in na casa alugada e deixar as malas, era hora de fazer o check-in no festival. O ponto de encontro era o hotel Al Faro. Ao chegar por lá, estava claro: Estavamos no lugar certo… a vibe do lugar era incrível! Pessoas do mundo inteiro colocando seu bracelete no braço, ouvindo um liquid funk bem de mansinho e reencontrando velhos amigos ou apenas conversando com amigos com quem vieram. No meu caso, eu pude encontrar alguns DJ´s que não via ha muitos anos que conheci no Brasil, Austrália ou aqui na Suíça mesmo. Aquela conversa: “legal te ver por aqui! é sua primeira vez? Você vai ficar louco!”. E fiquei mesmo… naquela mesma noite, ao chegar no Ambra Night e ver DJ´s que eu idolatrava tocando minhas musicas favoritas, uma atrás da outra, ao lado daquelas pessoas que estavam ali pela mesma razão, pela mesma paixão que a minha. Tudo fez sentido! Eu estava mesmo no paraíso. Talvez não seja o paraíso pra todo mundo, mas com certeza absoluta é o paraíso pra quem gosta de batidas quebradas. Uma festa já é o suficiente pra perceber isso, devido ao line-up e à vibe. Agora imagine isso por 7 dias seguidos com 3 festas por dia.

No ano seguinte, 2013, eu tive a felicidade de ser convidado a fazer parte da equipe de vídeo oficial do festival. Alguém tinha visto meus vídeos, me pediram autorização pra usa-los no teaser de 2013 e me disseram que queriam fazer algo especial pros 10 anos de festival. Foi meu primeiro ano como “Staff”. Durante a semana que estive la, eu tive a oportunidade de dizer pra quase todos eles que eu também era um DJ e que eu já conhecia a maioria dos DJ´s convidados porque eu já tinha tocado com a maior parte deles aqui na Suíça.

Passei o ano inteiro trabalhando um pouco mais na minha imagem e sempre que podia eu dava um jeito de mostrar pra eles o que eu estava fazendo. Mandei alguns e-mails do tipo: “olha, escuta aqui o meu set ao vivo na Kool London FM, escuta aqui o meu set no Bass Drive…” e na semana passada tive a surpresa de ver meu nome no line-up galáctico do Sun and Bass 2014.

Irei fazer o warm-up do Ambra Night “Outdoor Area” na primeira noite do festival, junto com o Bailey, Bryan Gee, Fabio e Ivy Lab, e acompanham nos vocais os ilustres Cleveland Watkiss e Dynamite MC.

No ano passado fizemos uma boa equipe de brasileiros com o Marcio Martinez, Hugo Arena, Luis Parreira, Clovis Size…


E nesse ano, São Paulo vai chegar em peso com a Fabz, Psyco, Bex, MS2, Clovis, Patife e Marky. Espero que tudo corra bem e que eu possa fazer um review positivo por aqui no fim do festival. Enquanto isso confiram aqui o line-up completo e também todos os videos do ano passado.



Confira o Flickr de Thiago Lemos com as fotos do Sun and bass 2013.

Flickr Big T

Confira as informações e programação completa do Sun and bass no site do festival:

http://sunandbass.net

Programação Sun and Bass 2014